A ADEMACEN esteve no último dia 26/05 no bairro de Águas Claras, representado pelo seu coordenador, Paulo Cerqueira, e a pauta abordada no encontro foi a extinção do PACS (Programa dos Agentes Comunitários de Saúde).
Paulo Cerqueira, coordenador da ADEMACEN |
A reunião aconteceu na associação de moradores que fica no final de linha do bairro de Águas Claras, e contou com a presença de 35 agentes comunitários, além do ouvidor do município, o senhor Orlando Gomes, e a coordenadora do Distrito de Cajazeiras, Simone Barros.
O PACS surgiu em Salvador no ano de 1998, os agentes já estavam cientes que futuramente o programa seria extinto, mas o que eles vinham cobrando era um estruturação por parte dos órgãos competentes, para poder acomodá-los quando viesse ocorrer a alteração do programa; como construção de novos postos de saúde (PSF), para atender as áreas cujo os ACS serão deslocados.
Como não houve esse cuidado por parte da gestão de elaborar um projeto antes de fazer a mudança, foi decidido então no encontro formar uma comissão para debater a situação com o secretário de saúde do município.
Essa comissão será formada por agentes comunitários de saúde, e terá como mediadores, a ADEMACEN, e a vereadora Ana Rita Tavares.
Por Lazaro Costa / Diretor de comunicação da ADEMACEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário