domingo, 2 de agosto de 2015

NOVIDADE SOBRE O PISO: O REPASSE DO GOVERNO FEDERAL SAIU OU NÃO?

Os Agentes de Combate às endemias e Agentes Comunitários de Saúde aguardam ansiosamente que o Governo Federal envie o valor do repasse complementar aos municípios para o pagamento do piso nacional da categoria. Todo esse anseio tem um motivo: Os gestores têm se apegado a essa justificativa para não efetuar o pagamento do piso.

Analisando o site do MS observamos que no mês de julho foi enviado para a conta da prefeitura municipal de Salvador um novo repasse, no valor de 1.106.831,70 (um milhão, cento e seis mil, oitocentos e trinta e um reais, e setenta centavos), e esse repasse veio descriminado como "Assistência Financeira Complementar - 95 por cento".


Tudo isso seria motivo para uma grande comemoração por parte da categoria se um outro fator deixasse de ser analisado; a verba enviada para os ACS baixou drasticamente, passou de 1.509.846.00 (um milhão, quinhentos e nove mil, oitocentos e quarenta e seis reais) para apenas 344.760 (Trezentos e quarenta e quatro mil, setecentos e sessenta reais) no mês de julho.

Se você for tirar a diferença da verba que até o mês de junho era enviado aos ACS's, e o que hoje é enviado, isso dá um valor de 1.165.086, praticamente o mesmo valor do novo repasse que o MS descriminou na página.

Então entendemos que em Salvador "praticamente" não há acréscimo de valores (no total, o município continua recebendo aproximadamente o mesmo valor anterior), apenas foi retirado a verba de um local, colocado em outro, para assim tentar "justificar" um novo envio de repasse e no final ter o objetivo de "ludibriar" a categoria.

ESTAMOS ATENTOS!!! PISO NACIONAL JÁ!!!


Por Lazaro Costa / Diretor de Comunicação da ADEMACEN





Nenhum comentário:

Postar um comentário